Zac e Mia de A. J. Betts
Em Zac e Mia conheceremos a história de dois adolescentes unidos por uma triste doença. Zac, com apenas 18 anos, foi diagnosticado com leucemia e está em quarentena por ter acabado de fazer um transplante de medula óssea. Mia, no alge dos seus 17 anos, foi diagnosticada com um tumor no tornozelo e está no quarto ao lado para receber várias rodadas de quimioterapia e uma cirurgia para remoção do tumor.
- Livro: Zac e Mia
- Editora: Novo Conceito
- Autora: A. J. Betts
- Páginas: 288
- Nota: 4/5 ⭐

Zac parece conformado com sua situação, exceto pelo fato de que sua mãe não lhe deixa sozinho por um minuto se quer e pelo fato de que depois de tantos remédios sua cabeça está inchada demais, seu corpo está diferente e não se reconhece diante do espelho. Ademais, ele sabe suas chances de sobreviver e de vencer o câncer, mas precisa ser forte por toda a sua família.
Mia não se conforma. Sua primeira opção é fazer sessões de quimioterapia e remover o tumor, porém o baile de formatura está chegando e ela não quer entrar no salão de muletas e muito menos ficar com uma cicatriz horrível. Mas ela é menor de idade, não tem escolha e demonstra odiar todo mundo. Está sozinha por opção, prefere escolher o fingimento de uma torção no tornozelo para seus amigos não saberem o que realmente está acontecendo.
Há tanta coisa que ela ainda não compreende: que fica melhor, que não é culpa dos médicos. “Não lute”, eu quero dizer. “Não puxe a alavanca da Saída de Emergência. Tome as pílulas e aproveite o passeio como der”.
A amizade deles começa quando Mia chega ao hospital, mas não de uma maneira amigável, Mia coloca a música alta demais para espantar sua mãe do quarto e Zac fica incomodado com o que está tocando no quarto ao lado. Então, ele bate na parede. Aos poucos essas batidas são retribuídas. Trocam bilhetes através da enfermeira e objetos por baixo da porta. Até que Zac recebe uma solicitação de amizade de Mia no Facebook. A partir daí um sabe que precisa do outro. Zac e Mia é uma linda história de amizade, superação, companheirismo e crescimento pessoal.
A leitura é leve e fluida, vemos como é um adolescente com sua vida incerta, em meio a tratamentos e confusões psicológicas. Por vezes fiquei emocionada com a vivência dos personagens, que tão jovens demonstram uma grande força e sabedoria. Recomendo para todas as idades, pois, o livro nos traz ensinamentos incríveis.
💬 Me conta aqui nos comentários, você já leu livros com essa temática?
Leia um trecho

Moradora da região de Campinas/SP, formada em contabilidade, curiosa nas artes fotográficas e nos mistérios das métricas das mídias digitais.
Iniciou suas leituras com apenas seis anos lendo gibis da turma da Mônica, mas somente em 2013 se apaixonou pela literatura e passou a compartilhar seu amor pelos livros na internet.
”Sei quem eu era, quando me levantei hoje de manhã, mas acho que já me transformei várias vezes desde então.” – Alice no país das maravilhas
Se existe uma citação que a define melhor que a sua personagem preferida dos contos de fadas, desconheço! A Letícia está sempre se transformando, buscando algo novo e evoluindo.
Apaixonada pela literatura desde 2013 (na tentativa de fugir dos números contábeis) passou a compartilhar seu amor pelos livros nas redes sociais, blogs e eventos presenciais (como organizadora e mediadora).
A partir daí descobriu seu amor pela literatura nacional e criou um interesse surpreendente em ajudar os autores brasileiros.
Hoje, compartilha este espaço com todos que quiserem um lugar aconchegante para falar de tudo que ela mais ama.
Chega mais, senta aí, pega um café ou um chá e leia uma publicação, tenho certeza que algo vai te agradar e vocês terão uma troca bem gostosa sobre diversos assuntos.
2 comentários
Esse eu não conhecia, li apenas A CULPA É DAS ESTRELAS e A CINCO PASSOS DE VOCÊ
Ele é parecido. Como se fosse uma junção dos dois.