Início » Zac & Mia

Zac & Mia

Zac e Mia de A. J. Betts

por Letícia Dutra
2 comentários

Zac e Mia de A. J. Betts

Em Zac e Mia conheceremos a história de dois adolescentes unidos por uma triste doença. Zac, com apenas 18 anos, foi diagnosticado com leucemia e está em quarentena por ter acabado de fazer um transplante de medula óssea. Mia, no alge dos seus 17 anos, foi diagnosticada com um tumor no tornozelo e está no quarto ao lado para receber várias rodadas de quimioterapia e uma cirurgia para remoção do tumor.

  • Livro: Zac e Mia
  • Editora: Novo Conceito
  • Autora: A. J. Betts
  • Páginas: 288
  • Nota: 4/5 ⭐

Zac parece conformado com sua situação, exceto pelo fato de que sua mãe não lhe deixa sozinho por um minuto se quer e pelo fato de que depois de tantos remédios sua cabeça está inchada demais, seu corpo está diferente e não se reconhece diante do espelho. Ademais, ele sabe suas chances de sobreviver e de vencer o câncer, mas precisa ser forte por toda a sua família.

Mia não se conforma. Sua primeira opção é fazer sessões de quimioterapia e remover o tumor, porém o baile de formatura está chegando e ela não quer entrar no salão de muletas e muito menos ficar com uma cicatriz horrível. Mas ela é menor de idade, não tem escolha e demonstra odiar todo mundo. Está sozinha por opção, prefere escolher o fingimento de uma torção no tornozelo para seus amigos não saberem o que realmente está acontecendo.

Há tanta coisa que ela ainda não compreende: que fica melhor, que não é culpa dos médicos. “Não lute”, eu quero dizer. “Não puxe a alavanca da Saída de Emergência. Tome as pílulas e aproveite o passeio como der”.

A amizade deles começa quando Mia chega ao hospital, mas não de uma maneira amigável, Mia coloca a música alta demais para espantar sua mãe do quarto e Zac fica incomodado com o que está tocando no quarto ao lado. Então, ele bate na parede. Aos poucos essas batidas são retribuídas. Trocam bilhetes através da enfermeira e objetos por baixo da porta. Até que Zac recebe uma solicitação de amizade de Mia no Facebook. A partir daí um sabe que precisa do outro. Zac e Mia é uma linda história de amizade, superação, companheirismo e crescimento pessoal.

A leitura é leve e fluida, vemos como é um adolescente com sua vida incerta, em meio a tratamentos e confusões psicológicas. Por vezes fiquei emocionada com a vivência dos personagens, que tão jovens demonstram uma grande força e sabedoria. Recomendo para todas as idades, pois, o livro nos traz ensinamentos incríveis.

💬 Me conta aqui nos comentários, você já leu livros com essa temática?


Leia um trecho

Publicações relacionadas

2 comentários

Nara Dias 24/01/2022 - 11:59 pm

Esse eu não conhecia, li apenas A CULPA É DAS ESTRELAS e A CINCO PASSOS DE VOCÊ

Resposta
Letícia Dutra 25/01/2022 - 7:33 am

Ele é parecido. Como se fosse uma junção dos dois.

Resposta

Deixe um comentário!