Início » Pequeno manual antirracista de Djamila Ribeiro

Pequeno manual antirracista de Djamila Ribeiro

Dez lições para compreender a origem do racismo

por Letícia Dutra
0 comentário

Neste pequeno manual antirracista, a filósofa e ativista Djamila Ribeiro nos apresenta dez lições para compreender a origem do racismo e como combatê-lo.

  • Livro: Pequeno manual antirracista
  • Autora: Djamila Ribeiro
  • Editora: Companhia das letras
  • Páginas: 138
Rodateto

“Esta leitura pretende refletir na tomada de atitudes antirracistas, sobretudo para quem busca uma postura ética em sua existência.”

A linguagem é de fácil compreensão, repleta de referências bibliográficas de outros escritores negros ao redor do mundo, juntamente com dados de pesquisas recentes, como de 2017 e 2019, por exemplo. Com citações, exemplos, dados e experiências vividas pela própria Djamila, conseguimos não apenas sentir a necessidade de ser antirracista, mas também compreender um pouco do que esse movimento significa para tantos negros brasileiros e ao redor do mundo.

Pequeno manual antirracista

“A maioria dos negros brasileiros precisa aprender a ser negro no percurso de suas vidas.”

Eu, mulher negra, aos 33 anos, estou aprendendo a abraçar minha negritude. Como o próprio livro menciona, por muito tempo, as características e a cultura negra foram rotuladas como feias, erradas e preguiçosas, e as mulheres foram sexualizadas simplesmente por serem negras.

Eu adoraria ter a possibilidade de comprar pelo menos 100 exemplares e distribuí-los pela minha cidade, de modo que as pessoas possam começar a adquirir um pouco mais de conhecimento sobre esse assunto.


Dez lições para compreender a origem do racismo

Prêmio Jabuti 2020 na categoria Ciências Humanas
Neste pequeno manual, a filósofa e ativista Djamila Ribeiro trata de temas como atualidade do racismo, negritude, branquitude, violência racial, cultura, desejos e afetos. Em onze capítulos curtos e contundentes, a autora apresenta caminhos de reflexão para aqueles que queiram aprofundar sua percepção sobre discriminações racistas estruturais e assumir a responsabilidade pela transformação do estado das coisas.

Sobre a autora
Djamila Ribeiro nasceu em Santos, em 1980. É professora da PUC-SP, colunista do jornal Folha de S.Paulo e coordena a coleção Feminismos Plurais, da editora Pólen. É autora de O que é lugar de fala (2017), Quem tem medo do feminismo negro? (2018) e Pequeno manual antirracista (2019), que já venderam mais de 500 mil exemplares.

Você já conhecia essa escritora ou esse livro?

Publicações relacionadas

Deixe um comentário!