Cécile é uma jovem franca-portuguesa que após perder seus pais e irmãos para um trágico acidente se vê à mercê de seu tio materno que viu a oportunidade de lucrar com um casamento arranjado da sobrinha, contra a vontade da moça e dos pais que nunca a obrigariam a ter um casamento forçado, mas sim a encorajavam a casar por amor.
Ao chegar no Rio de Janeiro/BR, Cécile ainda faria uma longa viagem ao encontro de seu noivo Euclides, um homem muito rico, protegido da coroa portuguesa, senhor de escravos e dono de muitas terras em Minas Gerais incluindo minas cheias de ouro.
- Livro: O amor nos tempos do ouro
- Autora: Marina Carvalho
- Páginas: 328
- Editora: Globo Alt
- Nota: 4,5/5

“Eu me conformo e entrego nas mãos de Deus a minha sorte. E enquanto ela não chega, procuro manter as esperanças vivas dentro de mim.”
Para que Cécile chegasse em segurança à Minas Gerais, Fernão, um jovem explorador e dono de si fora contratado para a missão. Sem saber o que o destino reservava para eles, essa primeira parte da história segue com maestria em detalhamentos históricos da primeira parte do século XVIII e sobre a corrida do ouro. Na segunda parte do livro, vemos o desenrolar do romance, as reviravoltas e a inclusão dos personagens: Akin, Malikah e Hasan (escravos de Euclides).
Me surpreendi ao encontrar no livro não só um lindo romance entre Cécile e Fernão construído aos poucos e em meio às adversidades, mas também vários fatos históricos, desde a fauna e a flora, até toda explicação sobre a corrida do ouro e a dolorosa vida dos escravos e as tentativas de fuga da tortura iminente nas fazendas. A escritora se dedicou muito na linguagem, no começo tive um pouco de dificuldade, mas depois que me acostumei com a escrita o livro fluiu muito bem.
Recomendo que você leia este romance de época que foge do padrão mocinha encontra mocinho no baile de Londres! Já tem uma continuação que é A história de Malikah e o terceiro e último volume da trilogia segue sem previsão, mas este livro tem final, pode ler sem medo.
💬 Me conta aqui nos comentários, você já conhecia a escritora Marina Carvalho?
Leia um trecho

Moradora da região de Campinas/SP, formada em contabilidade, curiosa nas artes fotográficas e nos mistérios das métricas das mídias digitais.
Iniciou suas leituras com apenas seis anos lendo gibis da turma da Mônica, mas somente em 2013 se apaixonou pela literatura e passou a compartilhar seu amor pelos livros na internet.
”Sei quem eu era, quando me levantei hoje de manhã, mas acho que já me transformei várias vezes desde então.” – Alice no país das maravilhas
Se existe uma citação que a define melhor que a sua personagem preferida dos contos de fadas, desconheço! A Letícia está sempre se transformando, buscando algo novo e evoluindo.
Apaixonada pela literatura desde 2013 (na tentativa de fugir dos números contábeis) passou a compartilhar seu amor pelos livros nas redes sociais, blogs e eventos presenciais (como organizadora e mediadora).
A partir daí descobriu seu amor pela literatura nacional e criou um interesse surpreendente em ajudar os autores brasileiros.
Hoje, compartilha este espaço com todos que quiserem um lugar aconchegante para falar de tudo que ela mais ama.
Chega mais, senta aí, pega um café ou um chá e leia uma publicação, tenho certeza que algo vai te agradar e vocês terão uma troca bem gostosa sobre diversos assuntos.
4 comentários
Desde que participei do projeto literário MARÇO DE ÉPOCA tenho vontade de conhecer essa história!
Tenho certeza de que você não irá se arrepender, pois é tudo o que citei e um pouco mais.
Não conheço, mas fiquei bastante curiosa. Vou colocar na minha listinha também
Quero conhecer essa obra! Parece ser maravilhosa e é diferente de tudo o que já li, obrigada pela indicação!