Início » O amor nos tempos do ouro

O amor nos tempos do ouro

O amor nos tempos do ouro de Marina Carvalho

por Letícia Dutra
4 comentários

Cécile é uma jovem franca-portuguesa que após perder seus pais e irmãos para um trágico acidente se vê à mercê de seu tio materno que viu a oportunidade de lucrar com um casamento arranjado da sobrinha, contra a vontade da moça e dos pais que nunca a obrigariam a ter um casamento forçado, mas sim a encorajavam a casar por amor.

Ao chegar no Rio de Janeiro/BR, Cécile ainda faria uma longa viagem ao encontro de seu noivo Euclides, um homem muito rico, protegido da coroa portuguesa, senhor de escravos e dono de muitas terras em Minas Gerais incluindo minas cheias de ouro.

  • Livro: O amor nos tempos do ouro
  • Autora: Marina Carvalho
  • Páginas: 328
  • Editora: Globo Alt
  • Nota: 4,5/5
O amor nos tempos do ouro

“Eu me conformo e entrego nas mãos de Deus a minha sorte. E enquanto ela não chega, procuro manter as esperanças vivas dentro de mim.”

Para que Cécile chegasse em segurança à Minas Gerais, Fernão, um jovem explorador e dono de si fora contratado para a missão. Sem saber o que o destino reservava para eles, essa primeira parte da história segue com maestria em detalhamentos históricos da primeira parte do século XVIII e sobre a corrida do ouro. Na segunda parte do livro, vemos o desenrolar do romance, as reviravoltas e a inclusão dos personagens: Akin, Malikah e Hasan (escravos de Euclides).

Me surpreendi ao encontrar no livro não só um lindo romance entre Cécile e Fernão construído aos poucos e em meio às adversidades, mas também vários fatos históricos, desde a fauna e a flora, até toda explicação sobre a corrida do ouro e a dolorosa vida dos escravos e as tentativas de fuga da tortura iminente nas fazendas. A escritora se dedicou muito na linguagem, no começo tive um pouco de dificuldade, mas depois que me acostumei com a escrita o livro fluiu muito bem.

Recomendo que você leia este romance de época que foge do padrão mocinha encontra mocinho no baile de Londres! Já tem uma continuação que é A história de Malikah e o terceiro e último volume da trilogia segue sem previsão, mas este livro tem final, pode ler sem medo.

💬 Me conta aqui nos comentários, você já conhecia a escritora Marina Carvalho?


Leia um trecho

Publicações relacionadas

4 comentários

Nara Dias 25/01/2022 - 12:00 am

Desde que participei do projeto literário MARÇO DE ÉPOCA tenho vontade de conhecer essa história!

Resposta
Letícia Dutra 25/01/2022 - 7:35 am

Tenho certeza de que você não irá se arrepender, pois é tudo o que citei e um pouco mais.

Resposta
Daiane 28/01/2022 - 6:52 pm

Não conheço, mas fiquei bastante curiosa. Vou colocar na minha listinha também

Resposta
Juliana Fernandes 08/02/2022 - 7:55 pm

Quero conhecer essa obra! Parece ser maravilhosa e é diferente de tudo o que já li, obrigada pela indicação!

Resposta

Deixe um comentário!