Início » Entrevista com autores nacionais – Lígia Dantas

Entrevista com autores nacionais – Lígia Dantas

Entrevista com autores nacionais #4

por Letícia Dutra
0 comentário

Praxe Literária tem orgulho em valorizar e apoiar a literatura nacional brasileira, por este motivo temos este quadro de entrevista com autores nacionais que vai trazer a cada semana um autor diferente para que você possa conhecer mais a fundo.

Antes de sabermos mais sobre a autora, que tal conhecer um pouquinho do livro “A honra do duque”?


Inglaterra medieval, 1445

Um amor proibido pode ser a salvação ou a ruína do ducado de Cumberland.

Sir William é ordenado cavaleiro pelo Rei Henry VI por vencer todas as batalhas em que comandou o exército de seu pai na Guerra dos Cem anos. Mas não é bem quisto na corte, porque é um guerreiro escocês e filho bastardo do Duque de Cumberland.

Sua missão em tempos de paz é encontrar uma donzela que preencha todas as misteriosas exigências e aceite se casar com um velho Duque. Lorde John a aguarda em um castelo no norte do país, esperançoso em obter um herdeiro legítimo.

Lady Jane não deseja nada além de uma vida de liberdade e parece não se importar com a ruína da família até se tornar sua única chance de redenção. Quando seu pai, um Barão falido, descobre que um dos maiores duques da Inglaterra a deseja como esposa, acredita que esse casamento poderá recuperar seu prestígio.

Sir William deve levar lady Jane até o Duque. A viagem sinuosa até um castelo na fronteira com a Escócia poderá incendiar sentimentos, entretanto o mais perturbador eles só descobrirão quando chegarem ao destino.


Esta é a quarta entrevista com autores nacionais disponível no site, e temos a intenção de trazer muito mais. Porém, antes de começarmos quero te convidar a conhecer o meu trabalho de leitura crítica disponível aqui.


Natalia Moreno nasceu em Porto Feliz em 1986. Formada em Letras e especialista em Literatura, é professora e palestrante sobre a importância da leitura na formação profissional e individual. Já conta com alguns feitos em sua carreira literária: ganhou, em primeiro lugar, um concurso de poemas e publicou alguns títulos, entre eles Horizonte Azul e O amor existe…

Autora Lígia Dantas

Qual é o seu nome?
Lígia Dantas

Onde você nasceu?
Juiz de Fora – MG

Onde você mora?
Já morei em outra cidade, mas hoje moro novamente em minha cidade natal.

Qual foi o primeiro livro que você leu?
Os livrinhos infantis não contam rsrs. Romance foi aos 11 anos, Clarissa, de Érico Veríssimo. Viciei em ler por causa desse autor.

Qual a sua idade atual e sua idade que começou a escrever?
Tenho 41 anos. Minha primeira publicação foi um conto aos 25, mas eu já escrevia desde a adolescência, principalmente poesias e contos.

Qual foi o primeiro livro que você escreveu?
Meu primeiro romance de época é A Honra do Duque, um medieval que me dá muito orgulho. Mas o primeiro livro publicado foi O Vale do Aventureiro – O menino sumido e a onça feroz. É um infanto-juvenil de aventura e mistério que foi premiado em 2013 com a publicação pela lei de incentivo a cultura de Juiz de Fora. É meu xodozinho que me trouxe muitas alegrias e me fez acreditar na escrita. 

Como foram as suas pesquisas e quanto tempo levou para concluir seu livro?
 A Honra do Duque exigiu muitas pesquisas sobre o período histórico, principalmente porque utilizei as intrigas palacianas que culminaram na Guerra das Rosas na Inglaterra como pano de fundo. Os costumes e a cultura da época também exigiram pesquisas em livros e sites confiáveis. É uma parte detalhista e exigente do trabalho de escritora, mas também prazeroso, sou curiosa e sempre amei ler sobre esses assuntos. Esse primeiro volume de As Donzelas de Wildrose levei oito meses na escrita e reescrita. Sair do contemporâneo e mergulhar em um romance 600 anos antes, pela primeira vez, é um trabalho laborioso.

O que foi mais difícil no desenvolvimento do seu primeiro romance?
É um romance com muitas reviravoltas e surpresas, por isso a estrutura do romance foi complexa. Precisei reescrever e repensar muitas cenas ao longo do processo.

Poderia destacar um trecho que você acha especial em seu livro?
Gosto muito da jornada que William e Jane fazem dos arredores de Londres até o extremo norte. Ele a escolhe para ser a noiva de seu pai, o duque de Cumberland. A missão do jovem guerreiro escocês é levá-la até seu noivo. Amo como na viagem, emoções proibidas foram crescendo entre eles.

Enfrentou alguma dificuldade durante o processo de escrita?
Precisei repensar algumas ideias porque estava pesando a mão em envolver fatos históricos. A gente aprofunda os estudos e depois se empolga!

Qual sua maior dificuldade em escrever?
Disciplina. Sou muito dispersa e demoro a me concentrar. Acabo procrastinando demais.

O que você aprendeu com seu livro?
Aprendi que sou capaz de escrever sobre um tempo tão distante, basta ter persistência e desejo.

Qual a sua inspiração para escrever?
As mulheres da minha família. Cada uma delas tem uma forma linda de expressão artística que me encanta. Música, bordado, escrita, pintura…

Para você, o que não pode faltar na hora de escrever?
Música clássica para concentração. Se tiver letra, a música me distrai.

Por que escrever?
 Para me sentir realizada. Poder trabalhar com o que me faz bem. 

Qual o seu objetivo no mundo Literário?
Ser lida, e deixar corações quentinhos com o que escrevo.

Em uma frase defina a importância da escrita em sua vida.
Escrever é minha maré cheia, onde posso transbordar a imaginação e sentimentos.

Como o leitor interessado deverá proceder para adquirir o seu livro e saber um pouco mais sobre você e o seu trabalho literário?
Convido para me acompanhar no meu Instagram @autoraligiadantas, lá sempre atualizo as novidades.

Existem novos projetos em pauta?
 Dois projetos: o terceiro livro da série As Donzelas de Wildrose, e outro romance medieval na Escócia com uma das personagens que aparece no livro Um Highlander do Passado, a pedido das leitoras.

Perguntas rápidas:
Um livro:
Esplendor da Honra – Julie Garwood
Um (a) autor (a): Philippa Gregory
Um ator ou atriz: Brad Pit 
Um filme: Orgulho e Preconceito 
Um dia especial: Nascimento do meu filho Antônio

Deseja encerrar com mais algum comentário?
Quero agradecer o convite para o quadro de “entrevista com autores nacionais” e também o carinho das minhas leitoras, essa alegria dá energia ao meu trabalho.

Muito obrigada à você que leu até aqui. Clique na imagem acima e conheça mais do livro “Um highlander do passado” que é o último lançamento da autora.

Meu muito obrigada também a autora Lígia Dantas pela entrevista ao nosso site neste quadro de “entrevista com autores nacionais”.


Confira aqui a entrevista com a autora Natalia Moreno.


Publicações relacionadas

Deixe um comentário!