O que primeiro me atrai numa leitura é a capa e por ser apaixonada por Graphic Novel, Crisálida não saiu da minha cabeça até eu ter um exemplar em minhas mãos.
- Livro: Crisálida
- Autor: Vinicius Velo
- Editora: Universo Guará
- Páginas: 240
- Ano: 2021
A diagramação está excepcional, fico fascinada quando a contracapa é uma continuação da capa, nesse até as orelhas têm um resquício das borboletas que compõem a história. Quando abrimos, nos deparamos com a segunda capa que juntamente com a terceira abrigam mais um desenho contínuo, o parque onde acontece parte do enredo. Já por dentro do livro, as ilustrações que compõem a HQ são apresentadas sempre em tons de cinza e o exemplar veio acompanhado de um lindo marca páginas da história.
A trama percorre a vida de três personagens: pai, filho e neta:
O pai é um homem idoso, branco e conservador chamado Cássio, que vive sozinho num apartamento, à base de congelados e não tem notícias do filho há cerca de seis anos.
Tudo muda quando seu filho Pedro liga combinando um almoço para o dia seguinte. Nesse almoço Pedro apresenta a Cássio sua neta, Ana, uma linda, esperta e falante menina negra de cinco anos. Após a apresentação vem um pedido inesperado que mudará a vida dos três radicalmente: Pedro precisa fazer um tratamento contra um tipo de câncer e precisará deixar Ana com Cássio.

Quando me interessei pelo título, foi inevitável ler a sinopse e lendo fiquei preocupada com o que realmente trataria no livro, já que tudo indicava que seria uma leitura para muitas reflexões. Apesar dessa incerteza inicial, fiquei bastante satisfeita com o enredo e favoritei a obra que aborda de maneira tocante assuntos antigos, mas ao mesmo tempo tão atuais como: preconceito, racismo, intolerância, homofobia, viuvez, solidão, empatia…
Sem dúvida uma obra que nos faz repensar sobre o valor da vida, da família e de vivermos em harmonia e respeito uns para com os outros.
Essa obra foi contemplada com o PROAC – Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo, que é um programa de incentivo cultural. A obra está classificada como livre para todas as idades.
Então sem mais delongas, convido você a conhecer o trabalho do paulista Vinicius Velo.

Nara Dias, é de São Paulo e é pós-graduada na USP em Ética, valores e cidadania na escola, atua como professora de tecnologia para crianças de 6 a 10 anos. Também com especialização em Libras – Língua Brasileira de Sinais, participa da comunidade surda da região onde mora, Baixada Santista.
Aos 35 anos (22/12), seu perfil no Skoob com quase 1.700 livros lidos, mostra sua paixão por livros principalmente infanto-juvenis e graphics novels, onde capa, ilustração e tipo de impressão interferem muito em suas escolhas.
Insta: @quelivrotalendo
1 comentário
Adorei a forma com que você apresentou a obra e elencou assuntos pertinentes que o leitor encontrará em sua leitura.