Início » Crisálida de Vinicius Velo

Crisálida de Vinicius Velo

por Nara Dias
1 comentário

O que primeiro me atrai numa leitura é a capa e por ser apaixonada por Graphic Novel, Crisálida não saiu da minha cabeça até eu ter um exemplar em minhas mãos.

  • Livro: Crisálida
  • Autor: Vinicius Velo
  • Editora: Universo Guará
  • Páginas: 240
  • Ano: 2021

A diagramação está excepcional, fico fascinada quando a contracapa é uma continuação da capa, nesse até as orelhas têm um resquício das borboletas que compõem a história. Quando abrimos, nos deparamos com a segunda capa que juntamente com a terceira abrigam mais um desenho contínuo, o parque onde acontece parte do enredo. Já por dentro do livro, as ilustrações que compõem a HQ são apresentadas sempre em tons de cinza e o exemplar veio acompanhado de um lindo marca páginas da história.

A trama percorre a vida de três personagens: pai, filho e neta:

O pai é um homem idoso, branco e conservador chamado Cássio, que vive sozinho num apartamento, à base de congelados e não tem notícias do filho há cerca de seis anos. 

Tudo muda quando seu filho Pedro liga combinando um almoço para o dia seguinte. Nesse almoço Pedro apresenta a Cássio sua neta, Ana, uma linda, esperta e falante menina negra de cinco anos. Após a apresentação vem um pedido inesperado que mudará a vida dos três radicalmente: Pedro precisa fazer um tratamento contra um tipo de câncer e precisará deixar Ana com Cássio.

Quando me interessei pelo título, foi inevitável ler a sinopse e lendo fiquei preocupada com o que realmente trataria no livro, já que tudo indicava que seria uma leitura para muitas reflexões. Apesar dessa incerteza inicial, fiquei bastante satisfeita com o enredo e favoritei a obra que aborda de maneira tocante assuntos antigos, mas ao mesmo tempo tão atuais como: preconceito, racismo, intolerância, homofobia, viuvez, solidão, empatia… 

Sem dúvida uma obra que nos faz repensar sobre o valor da vida, da família e de vivermos em harmonia e respeito uns para com os outros.

Essa obra foi contemplada com o PROAC – Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo, que é um programa de incentivo cultural. A obra está classificada como livre para todas as idades. 

Então sem mais delongas, convido você a conhecer o trabalho do paulista Vinicius Velo.

Publicações relacionadas

1 comentário

Danielly 10/04/2022 - 8:14 am

Adorei a forma com que você apresentou a obra e elencou assuntos pertinentes que o leitor encontrará em sua leitura.

Resposta

Deixe um comentário!