Cartas para Martin é um livro que deveria ser incluído na grade curricular do ensino médio. Sem sombra de dúvidas é uma leitura espetacular para ler em grupo e trazer para realidade as discussões apresentadas na história. Em seu livro de estreia, Nic Stone nos atinge certeiramente com socos na boca do estômago e tapas na cara em formato de palavras de fácil entendimento e que fluem tão bem que em um dia você termina as 250 páginas desse livro.
- Livro: Cartas para Martin
- Autora: Nic Stone
- Editora: Intrínseca
- Páginas: 256
- Nota: 5/5 ⭐ + ❤️

“Não podemos controlar como as outras pessoas pensam e agem, mas temos o controle total sobre nós mesmos.”
Mas calma, se é um livro que pode ser livro por adolescentes não é pesado não, tudo depende de como você vai absorver e refletir sobre o que é abordado na história, assim como vários outros livros que lemos este nos traz um tema e personagens, cabe a você se envolver, se identificar, absorver ou não.
O personagem principal é Justyce, um jovem de dezessete anos que está entre os melhores alunos de um colégio de elite, mas isso não foi nem levado em questão quando um dia ele tentou ajudar sua ex-namorada bêbada a entrar no carro e foi abordado por um policial branco, que presumiu que ele estava agindo errado e tentando fazer alguma maldade com a garota, porque Jus é negro e a garota apesar de ser afrodescendente não tem a fisionomia estereotipada de pessoas negras.

Jus foi preso, ficou horas algemado no chão até que um advogado pudesse vir e esclarecer a situação. Porém, depois disso, sua vida teve uma reviravolta e apesar de sua mãe o ter preparado para situações de racismo ele não imaginou que precisaria enfrentá-las. Então, para tentar manter a calma Jus inicia o um projeto de tentar agir e ser como Martin Luther King Jr. e escreve cartas para Martin, como ele o chama, a fim de tentar entender as situações e agir como Martin agiria.
Este livro é sensacional, se você gostou de O ódio que você semeia, com certeza vai gostar de Cartas para Martin. É mais direto, com uma narrativa mais fácil, porém igualmente necessário e de temática importantíssima.
💬 Me conta aqui nos comentários, quais livros dessa temática você conhece?
Leia um trecho

Moradora da região de Campinas/SP, formada em contabilidade, curiosa nas artes fotográficas e nos mistérios das métricas das mídias digitais.
Iniciou suas leituras com apenas seis anos lendo gibis da turma da Mônica, mas somente em 2013 se apaixonou pela literatura e passou a compartilhar seu amor pelos livros na internet.
”Sei quem eu era, quando me levantei hoje de manhã, mas acho que já me transformei várias vezes desde então.” – Alice no país das maravilhas
Se existe uma citação que a define melhor que a sua personagem preferida dos contos de fadas, desconheço! A Letícia está sempre se transformando, buscando algo novo e evoluindo.
Apaixonada pela literatura desde 2013 (na tentativa de fugir dos números contábeis) passou a compartilhar seu amor pelos livros nas redes sociais, blogs e eventos presenciais (como organizadora e mediadora).
A partir daí descobriu seu amor pela literatura nacional e criou um interesse surpreendente em ajudar os autores brasileiros.
Hoje, compartilha este espaço com todos que quiserem um lugar aconchegante para falar de tudo que ela mais ama.
Chega mais, senta aí, pega um café ou um chá e leia uma publicação, tenho certeza que algo vai te agradar e vocês terão uma troca bem gostosa sobre diversos assuntos.
3 comentários
Já coloquei no meu carrinho.
Vi uma live da BIENAL DE SÃO PAULO com essa autora e ameiiiii, já era super a fim de conhecer essa obra, só fiquei com ainda mais vontade. Cadê novembro para eu desencalhar esse e-book do meu Kindle?
Já quero conhecer, amo livros que tem o poder de impactar nossa vida, na verdade acredito que todos tem, mas alguns mudam nossa visão de mundo e este parece ser o caso.