Mark Manson, autor deste livro usa de toda sua sagacidade de escritor e seu olhar crítico para propor um novo caminho rumo a uma vida melhor. Ele narra este livro como uma conversa entre amigos, ao qual se senta ao seu lado, expõe suas fraquezas, faz piadas e ao final da conversa você já se sente muito mais alerta e confiante de que pode sim enfrentar algumas coisas que acha tão desafiadoras e pode também ligar o f*da-se para outras que não são tão importantes assim.
- Livro: A Sutil Arte de Ligar o F*da-se
- Autor: Mark Manson
- Páginas: 224
- Editora: Intrínseca
- Nota: 5/5 ⭐

”Se eu pudesse inventar um super-herói, seria o Panda da Desilusão. Com uma máscara cafona nos olhos e uma camiseta que não cobriria sua enorme barriga de panda, ele teria o superpoder de dizer às pessoas duras verdades sobre si mesmas. Verdades que elas precisam ouvir, mas não querem aceitar.”
Livros motivacionais nunca são a minha primeira opção. Quem comprou este livro na bienal do livro de SP em 2016 foi o meu marido (até hoje ele não leu – e sei que também não lerá isso aqui) e por um tempo só fiquei curiosa com o título. Até que ficou entre os mais vendidos…
A curiosidade passou a se tornar interesse, mas tentei ler e não deu muito certo. O começo é entediante. Um tempo depois conheci o maravilhoso universo dos áudio-books. Tentei alguns livros de ficção e não deu certo, então pensei, quem sabe um livro de não-ficção me chame mais a atenção?
Passei a ouvir este título no @autibooks durante as tarefas domésticas como lavar a louça, fazer almoço, organizar a casa… Terminei as 6h27m de conteúdo em uma semana sem acelerar e completamente apaixonada pelo contexto do livro.

Com exemplos históricos, reais, fictícios, de famosos, amigos, conhecidos, leitores do próprio blog etc., Mark nos coloca em várias situações como parábolas que facilmente conseguimos associar com o nosso dia a dia gerando reflexões ótimas sobre como estamos dando importância a certas coisas e deixando outras que deveriam ser mais importantes passarem despercebidas.
Apesar do título “agressivo” e do começo lento, o livro é muito bom, depois da introdução você começa a entender o objetivo do livro e ele se torna fluído e impossível de largar.
💬 Me conta aqui nos comentários, você já leu alguns desses livros com o título f*da-se? Se sim, que achou?
Leia um trecho

Moradora da região de Campinas/SP, formada em contabilidade, curiosa nas artes fotográficas e nos mistérios das métricas das mídias digitais.
Iniciou suas leituras com apenas seis anos lendo gibis da turma da Mônica, mas somente em 2013 se apaixonou pela literatura e passou a compartilhar seu amor pelos livros na internet.
”Sei quem eu era, quando me levantei hoje de manhã, mas acho que já me transformei várias vezes desde então.” – Alice no país das maravilhas
Se existe uma citação que a define melhor que a sua personagem preferida dos contos de fadas, desconheço! A Letícia está sempre se transformando, buscando algo novo e evoluindo.
Apaixonada pela literatura desde 2013 (na tentativa de fugir dos números contábeis) passou a compartilhar seu amor pelos livros nas redes sociais, blogs e eventos presenciais (como organizadora e mediadora).
A partir daí descobriu seu amor pela literatura nacional e criou um interesse surpreendente em ajudar os autores brasileiros.
Hoje, compartilha este espaço com todos que quiserem um lugar aconchegante para falar de tudo que ela mais ama.
Chega mais, senta aí, pega um café ou um chá e leia uma publicação, tenho certeza que algo vai te agradar e vocês terão uma troca bem gostosa sobre diversos assuntos.
1 comentário
Já tentei ler uma vez, há alguns anos e parei, quem sabe retome um dia?! Acredito muito que certos livros tem o momento pra fazer sentido para nós.