Início » A segunda morte de Suellen Rocha

A segunda morte de Suellen Rocha

A segunda morte de Suellen Rocha de Cláudia Lemes

por Letícia Dutra
2 comentários

A Segunda Morte de Suellen Rocha é uma obra policial violenta que toca em temas como machismo, abuso sexual, aborto e suicídio. O livro concorreu como finalista ao PRÊMIO ABERST 2020 na categoria de livro policial. Já começo dizendo os gatilhos e exaltando sua qualidade, pois é um livro forte e o motivo da nota foi muito particular.

  • Livro: A segunda morte de Suellen Rocha
  • Autora: Cláudia Lemes
  • Editora: AVEC
  • Páginas: 304
  • Nota: 3,5/5
A segunda morte de Suellen Rocha

“Havia esperança para a herdeira, Dafne, e a menina disposta a ser a primeira médica negra da cidade, Cacau, e talvez até para a adolescente que nunca mais se sentiria limpa, Mariana. Mas não para Suellen.”

O livro conta a história de quatro adolescentes que cometeram um crime em meio à mata na cidade do litoral paulista chamada Jepiri. Anos depois, uma delas é encontrada morta em sua própria casa, mutilada e a única pista é uma palavra escrita com sangue na parede: “Assassinas”.

Suellen está morta, agora Mariana, Dafne e Cacau se veem em meio a um dilema que as faz retornar ao passado, naquela mesma cidade, na mesma mata onde tudo mudou para sempre a vida das quatro amigas.

Suellen morreu pela segunda vez, e você descobre isso ao ler o livro. Quando caiu a ficha sobre a ligação entre o enredo e o titulo, fiquei em pedaços. O que parece ser apenas uma investigação de homicídio torna-se um verdadeiro jogo de intrigas, com corrupção, envolvimento político e religioso em uma cidade pequena às quais a lei se aplica conforme seus verdadeiros governantes (os patrocinadores de toda a droga, lavagem de dinheiro e prostituição).

A história é excelente. Passei o tempo todo num misto de ler tudo e não ler mais nada. Ao mesmo tempo em que existem passagens que te prendem tem outras que a meu ver são desnecessárias, muitas descrições, personagens e detalhes que se ficassem apenas subtendidos já entregariam suas mensagens. Porém, entendo completamente a necessidade de em alguns casos que o melhor foi deixar tudo as claras para que todos os leitores possam chegar à mesma conclusão no final. E que final!

Recomendo para quem gosta de romance policial. Será uma leitura excelente se você não se importa com muitos detalhes como os que mencionei acima.

Me conta aqui nos comentários, você já leu alguma obra da Cláudia Lemes?


Leia um trecho

Publicações relacionadas

2 comentários

Nara Dias 31/01/2022 - 3:51 pm

Essa capa super me atrai e o enredo por mais que não seja uma novidade: assassinos que morrem anos depois de um assassinato, ainda assim é atrativo porque temos várias possibilidades de desfecho. Intrigada com uma personagem que morre duas vezes… já quero detalhes sobre isso.

Resposta
Juliana Fernandes 08/02/2022 - 7:38 pm

Apesar de não ser um tipo de leitura que aprecie muito, me senti instigada por sua resenha. Parece ser uma história bem visceral e intensa. Ainda não li nada da autora, mas como uma das minhas metas literárias é justamente sair da zona de conforto, vou anotar sua dica. Parabéns por pelo site, amiga, está lindo!

Resposta

Deixe um comentário!