Quando li uma resenha de “A filha primitiva” busquei outras e avaliações, muitas delas diziam “doloroso e impactante”, “visceral” e “realista”… Fiquei curiosa e já planejava incluir o livro na TBR do projeto #MulheresNegrasNaLiteraturaPL quando a Vanessa me chamou para uma parceria. Então antecipei minha leitura e hoje conto para vocês o que achei deste livro, que com poucas páginas é tudo isso que estão falando e um pouco mais.
- Livro: A filha primitiva
- Autora: Vanessa Passos
- Páginas: 76
- Editora: Publicação independente
- Nota: 4/5 ⭐
O livro conta parte da história de três mulheres. Avó, mãe e filha.
A avó negra analfabeta que teve sua filha branca sozinha, por muitas vezes passou fome e humilhações para que a filha pudesse realizar o seu sonho de ser professora e doutora.
A filha que realizou o sonho da mãe. Virou professora e conseguiu ingressar no doutorado, possui um temperamento forte, impetuoso e deseja a todo custo saber do seu passado. Mais especificamente do seu pai, pois nunca soube sequer o nome dele.
A filha da filha, a bebê que veio indesejada e ainda é malquista pela própria mãe. Já nasceu no olho do furação, sem saber, correu muitos riscos nas mãos daquela que deveria ser seu porto seguro, porém quando o risco veio de outrem a mãe descobriu em si a maternidade que não nasceu com a bebê, mas com o instinto de proteção contra a violência masculina sofrida por ela mesma na infância.
Este livro choca, abala até quem não é mãe. Sem diálogos separados por travessão, sem nome para as protagonistas mulheres e sem linguagem culta, o livro nos coloca dentro da história. Eu poderia ser a avó que omite o passado, a mãe desiquilibrada, a vizinha intrometida, mas que só quer o bem da família das mulheres que moram ao lado… Incrível! A Vanessa fez uma verdadeira obra de arte. Em apenas 76 páginas mergulhei, senti e vivenciei a história como há muito tempo não fazia em um romance.
A filha primitiva de Vanessa Passos é finalista do prêmio kindle de literatura.
Recomendo a leitura, mas devo avisar que possui conteúdo delicado sobre maternidade, abuso sexual e religião.

Vanessa Passos é escritora, professora de escrita criativa, consultora literária, pesquisadora, produtora cultural e mediadora de leitura.
É Doutoranda em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Teve textos vencedores em diversos concursos literários e participação em várias antologias. É autora dos livros “Manual de estilo e criação literária” com a artesã Lygia Bojunga e Fábrica de histórias.
É idealizadora do Programa Formação de Escritores, fundadora do Pintura das Palavras, criou o curso 321escreva (curso online de escrita), dá consultoria literária e promove eventos literários. O Pintura das Palavras hoje já alcança mais de 12.000 pessoas nas redes sociais, aspirantes a escritores. Escreveu “A mulher mais amada do mundo” e “A filha primitiva”.
Leia um trecho

Moradora da região de Campinas/SP, formada em contabilidade, curiosa nas artes fotográficas e nos mistérios das métricas das mídias digitais.
Iniciou suas leituras com apenas seis anos lendo gibis da turma da Mônica, mas somente em 2013 se apaixonou pela literatura e passou a compartilhar seu amor pelos livros na internet.
”Sei quem eu era, quando me levantei hoje de manhã, mas acho que já me transformei várias vezes desde então.” – Alice no país das maravilhas
Se existe uma citação que a define melhor que a sua personagem preferida dos contos de fadas, desconheço! A Letícia está sempre se transformando, buscando algo novo e evoluindo.
Apaixonada pela literatura desde 2013 (na tentativa de fugir dos números contábeis) passou a compartilhar seu amor pelos livros nas redes sociais, blogs e eventos presenciais (como organizadora e mediadora).
A partir daí descobriu seu amor pela literatura nacional e criou um interesse surpreendente em ajudar os autores brasileiros.
Hoje, compartilha este espaço com todos que quiserem um lugar aconchegante para falar de tudo que ela mais ama.
Chega mais, senta aí, pega um café ou um chá e leia uma publicação, tenho certeza que algo vai te agradar e vocês terão uma troca bem gostosa sobre diversos assuntos.
3 comentários
Li esse livro e fiquei impactada com a forma de escrita da autora e o desenrolar da história. Para mim foi uma obra digna de ser lembrada.
Fiquei curiosa… Vou incluir na minha tbm do projeto mulheres negras na literatura
Deve ser inquietante, a obra sempre me despertou curiosidade, tenho um pouco de receio pelos temas abordados, mas quem sabe um dia!?!