Início » A filha primitiva

A filha primitiva

A filha primitiva de Vanessa Passos

por Letícia Dutra
3 comentários

Quando li uma resenha de “A filha primitiva” busquei outras e avaliações, muitas delas diziam “doloroso e impactante”, “visceral” e “realista”… Fiquei curiosa e já planejava incluir o livro na TBR do projeto #MulheresNegrasNaLiteraturaPL quando a Vanessa me chamou para uma parceria. Então antecipei minha leitura e hoje conto para vocês o que achei deste livro, que com poucas páginas é tudo isso que estão falando e um pouco mais.

  • Livro: A filha primitiva
  • Autora: Vanessa Passos
  • Páginas: 76
  • Editora: Publicação independente
  • Nota: 4/5 ⭐

O livro conta parte da história de três mulheres. Avó, mãe e filha.

A avó negra analfabeta que teve sua filha branca sozinha, por muitas vezes passou fome e humilhações para que a filha pudesse realizar o seu sonho de ser professora e doutora.

A filha que realizou o sonho da mãe. Virou professora e conseguiu ingressar no doutorado, possui um temperamento forte, impetuoso e deseja a todo custo saber do seu passado. Mais especificamente do seu pai, pois nunca soube sequer o nome dele.

A filha da filha, a bebê que veio indesejada e ainda é malquista pela própria mãe. Já nasceu no olho do furação, sem saber, correu muitos riscos nas mãos daquela que deveria ser seu porto seguro, porém quando o risco veio de outrem a mãe descobriu em si a maternidade que não nasceu com a bebê, mas com o instinto de proteção contra a violência masculina sofrida por ela mesma na infância.

Este livro choca, abala até quem não é mãe. Sem diálogos separados por travessão, sem nome para as protagonistas mulheres e sem linguagem culta, o livro nos coloca dentro da história. Eu poderia ser a avó que omite o passado, a mãe desiquilibrada, a vizinha intrometida, mas que só quer o bem da família das mulheres que moram ao lado… Incrível! A Vanessa fez uma verdadeira obra de arte. Em apenas 76 páginas mergulhei, senti e vivenciei a história como há muito tempo não fazia em um romance.

A filha primitiva de Vanessa Passos é finalista do prêmio kindle de literatura.

Recomendo a leitura, mas devo avisar que possui conteúdo delicado sobre maternidade, abuso sexual e religião.


Autora Vanessa Bassos

Vanessa Passos é escritora, professora de escrita criativa, consultora literária, pesquisadora, produtora cultural e mediadora de leitura.

É Doutoranda em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Teve textos vencedores em diversos concursos literários e participação em várias antologias. É autora dos livros “Manual de estilo e criação literária” com a artesã Lygia Bojunga e Fábrica de histórias.

É idealizadora do Programa Formação de Escritores, fundadora do Pintura das Palavras, criou o curso 321escreva (curso online de escrita), dá consultoria literária e promove eventos literários. O Pintura das Palavras hoje já alcança mais de 12.000 pessoas nas redes sociais, aspirantes a escritores.  Escreveu “A mulher mais amada do mundo” e “A filha primitiva”.


Leia um trecho

Publicações relacionadas

3 comentários

Nara Dias 24/01/2022 - 11:57 pm

Li esse livro e fiquei impactada com a forma de escrita da autora e o desenrolar da história. Para mim foi uma obra digna de ser lembrada.

Resposta
Daiane 28/01/2022 - 6:03 pm

Fiquei curiosa… Vou incluir na minha tbm do projeto mulheres negras na literatura

Resposta
Juliana Fernandes 08/02/2022 - 7:46 pm

Deve ser inquietante, a obra sempre me despertou curiosidade, tenho um pouco de receio pelos temas abordados, mas quem sabe um dia!?!

Resposta

Deixe um comentário!