Início » 5 livros para presentear crianças em 2022

5 livros para presentear crianças em 2022

por Letícia Dutra
1 comentário

Por que presentear crianças com livros fortalece o vínculo familiar?

Já dizia Mario Quintana “Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não leem.” e é assim que começo este post lhe mostrando que livro é o melhor presente para toda a família!

Seja você uma mãe, pai, cuidador ou professor, decidir tornar a leitura para crianças um hábito tem o potencial de influenciar diversas áreas do desenvolvimento infantil. Ler auxilia na compreensão de si mesmas, favorece o desenvolvimento de habilidades relacionais e fortalece vínculos e memórias.

Hoje vou indicar cinco livros para presentear e ler para as crianças antes de dormir.

1. Amoras

Amoras é uma obra de 2018 lançada pela editora Companhia das Letras. Um dos destaques é a autoria do livro, que leva o nome do cantor e compositor Emicida, com letras conhecidas no mundo do rap. O enredo é inspirado em uma de suas músicas, a qual leva o mesmo nome, e retrata questões de identidade. A classificação indica que seu público pode ser amplo, com idades entre 4 e 11 anos, uma vez que o tema relatado deve atingir todas estas crianças, mesmo que de maneiras diferentes.
Ao longo das 44 páginas, a literatura aborda questões e figuras importantes, tais como Zumbi dos Palmares e Martin Luther King. O enredo busca inserir a temática da representatividade e os desdobramentos acerca do entendimento da cor da pele da protagonista.


2. Muito cansado e bem acordado

As crianças que esperam pela história antes de dormir podem gostar do enredo desta obra. As páginas contam justamente a trama de uma foca que, diferente de seus amigos animais que já estão dormindo, se mantém acordada e resistente ao sono. Mesmo cansada, ela insiste em manter os olhos abertos e evita a cama a qualquer custo.
Os amigos, sonolentos, buscam uma solução para que a foca acompanhe-os no sono e deixe de fazer estripulias no momento de descanso. Os personagens se dividem entre raposa, porco-espinho, burrico, pelicano e jacaré, todos envolvidos na narrativa leve de Susanne Straßer que pode entreter os pequenos com a história e as ilustrações que acompanham as páginas do livro.


3. Uma lagarta muito comilona

O autor Eric Carle traz uma proposta educativa ao longo das páginas do livro. Uma lagarta muito comilona é uma opção recomendável para os consumidores que buscam presentes que associam diversão e aprendizado. Basicamente, a criança deve assimilar os números de 1 a 10 até o final da leitura, sempre com a ajuda da lagarta, protagonista da história.
O esquema da leitura permite mostrar os números ao longo das páginas que a personagem vai “comendo” progressivamente. A repetição, estratégia usada na história, faz com que a criança memorize com maior facilidade e aprenda o conteúdo formulado. Disponibilizado pela editora Callis, a obra é recomendada para crianças com até três anos e conta com material cartonado.


4. Perigoso

O livro de Tim Warnes traz uma história acompanhada de ilustrações do próprio escritor que estão distribuídas nas 32 páginas encadernadas em brochura. O enredo relata a trajetória de uma pequena toupeira que tem a mania curiosa de dar nome às coisas que encontra pelo caminho, aplicando uma etiqueta para registrar as classificações.
A trama, que culmina em uma amizade, começa pela toupeira fazendo suas nominações rotineiras até que esbarra em uma “coisa estranha e verde”, como menciona o livro. Assim, o lançamento de 2014 deve ser uma oportunidade para se divertir com a história, mas também de aprender novas palavras com os personagens.


5. Duda Moleca

Duda é uma menina como outra qualquer, cheia de energia e entusiasmo.Ela gosta de correr, gargalhar, brincar de pique-esconde, jogar bola, soltar pipa e brincar com suas bonecas também.
Para Duda, brincadeira não tem gênero! Ela é livre, divertida e muito feliz, como toda criança deveria ser. Junte-se a Duda nesse mundo livre e descubra nessa leitura brincadeiras em que todos podem brincar juntos!


A leitura é fundamental para o aperfeiçoamento das habilidades cognitivas, expressão de sentimentos e da comunicação das crianças. Estimular a leitura desde o período infantil traz inúmeros benefícios para o desenvolvimento e quando a leitura ainda tem que ser mediada por um adulto, faz com que fortaleça a conexão entre a criança e quem lê para ela.

Quer mais motivos para presentear com livros?
Veja só:

  1. Desenvolve a personalidade.
  2. Entende a alteridade.
  3. Fortalece o vínculo entre pais/cuidadores e filhos.
  4. Aflora a imaginação e a criatividade
  5. Aprendem novas palavras
  6. Aumenta a concentração

Leia para uma criança!
“A leitura te transporta para onde os pés não conseguem levar.”

Publicações relacionadas

1 comentário

Thais 09/09/2022 - 1:59 pm

Amei, sempre dou livros de presente, se eu amo quero que todos gostem tbm

Resposta

Deixe um comentário!